segunda-feira, 2 de maio de 2011

AULA 6- Análise de Investimento

Suponhamos que você esteja considerando a viabilidade de abrir um negócio ou mesmo ampliar um já existente. Ou, ainda, que você queira fazer as contas para saber se vale a pena substituir um equipamento antigo por um mais moderno. Nesses casos, o que está em jogo é um processo de análise de investimentos.
Desde já, observe que há um forte elemento subjetivo e de risco nessa avaliação. Afinal, quem sabe com certeza como se comportarão os mercados nos próximos anos, ou mesmo, qual será a vida útil dos equipamentos adquiridos?
Um empreendedor mais otimista, ou menos avesso ao risco, pode realizar um investimento que outro, mais pessimista ou avesso ao risco, não realizaria. Uma conjuntura econômica favorável pode tornar os empreendedores mais otimistas, resultando em um boom de investimentos.

Apesar da subjetividade que cerca a decisão de investir, há alguns critérios que conferem um maior grau de racionalidade ao processo. O primeiro passo requer o levantamento exaustivo de todas as receitas e gastos, possibilitando a elaboração do fluxo de caixa do negócio.

Por exemplo, a decisão de adquirir uma máquina requer que sejam conhecidos os seguintes itens:
• Vida útil da máquina – quanto tempo ela vai durar em termos físicos ou tecnológicos.
• Valor residual da máquina – por quanto posso vendê-la após sua vida útil, mesmo como sucata.
• Receitas líquidas futuras – qual será o resultado líquido por período (receitas com vendas menos os custos e as despesas) durante a sua vida útil.

Vamos considerar um investimento em uma máquina no valor de $10.000,00 com vida útil de 5 anos, valor residual de $1.250,00 e cujos produtos gerarão receitas líquidas futuras anuais de $3.750,00. Nesse exemplo, teremos o seguinte diagrama de fluxo de caixa:
Observe que há uma saída de caixa decorrente do investimento na máquina e uma série de entradas periódicas decorrentes das vendas dos produtos, além da venda da própria máquina ao final do quinto ano. Por isso, o fluxo do ano 5 corresponde à soma da receita líquida esperada (R$3.750,00) mais o valor residual da máquina (R$1.250,00).

O segundo passo é utilizar algum critério de análise de investimentos. Aplicaremos ao caso em questão as seguintes ferramentas: payback, valor presente líquido e taxa interna de retorno.




                  
 IMPRIMA A AULA

No response to “AULA 6- Análise de Investimento”

Leave a reply

 
© 2009 Engenharia. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesigns