quarta-feira, 18 de maio de 2011

AULA 7- Análise de Investimento - VPL e TIR


Vamos considerar um investimento em uma máquina no valor de $10.000,00 com vida útil de 5 anos, valor residual de $1.250,00 e cujos produtos gerarão receitas líquidas futuras anuais de $3.750,00. Nesse exemplo, teremos o seguinte diagrama de fluxo de caixa:

Valor Presente Líquido (VPL) 


O valor presente líquido é uma ferramenta de análise de investimentos que considera a mudança de valor do dinheiro no tempo. Nela, todos os fluxos de caixa futuros são descontados utilizando-se valores atuais, ou seja, cada um dos fluxos de caixa é trazido ao valor presente a uma determinada taxa, descontando ao final do valor do investimento.
No exemplo que vamos apresentar, adotaremos arbitrariamente a taxa de 15% a.a., que será considerada a taxa mínima de atratividade.
Para calcular o VPL proceda da seguinte forma:

VPL=3.750,00/(1+15%)1+3.750,00/(1+15%)2+3.750,00/(1+15%)3+3.750,00/(1+15%)4+5.000,00/(1+15%)5 – 10.000,00

Como interpretar o resultado, no valor de $3.192,05?

Simples: considerando a taxa de 15% a.a., o investimento em questão, além de reembolsar os $10.000,00 investidos, gerou uma sobra, cujo valor presente líquido é igual a $3.192,05. Refaça o exercício utilizando uma taxa de atratividade menor. Qual foi o efeito sobre o cálculo do VPL?
De forma geral, um investimento será aceito caso apresente um VPL positivo. Ao contrário do payback, a regra é a seguinte: quanto maior, melhor.


VPL > 0, o projeto é viável;
VPL = 0, o projeto é indiferente;
VPL < 0 , o projeto é inviável.

Vamos ver no Excel:
Para calcular o VPL proceda da seguinte forma:
• Digite, em seqüência (em coluna ou em linha), o conjunto dos fluxos de caixa.
• Informe, com o cursor na célula de destino, isto é, onde ficará o resultado, o conjunto das células que compõe as entradas do fluxo de caixa. 
• Digite =VPL ou insira a função no menu horizontal do excel.
• Informe a taxa mínima de atratividade, ou relacione a uma célula com o valor da taxa.


A figura acima demonstra os valores relacionados ao período zero, para saber o valor do VPL final digite =A1+VPL(15%,A2:A6)


Taxa Interna de Retorno (TIR)


A última ferramenta de análise de investimentos a ser aprendida neste curso é a taxa interna de retorno. Também largamente utilizada nos meios financeiros, ela iguala o valor presente do somatório das receitas líquidas futuras ao valor do investimento.
Ou seja, no nosso exemplo, o somatório das receitas líquidas futuras, quando descontado a taxa interna de retorno, seria igual aos $10.000,00 investidos.


Portanto, a TIR é a taxa que ao descontar o projeto
 faz com que seu valor presente liquido VPL=  zero

Para calcular a TIR, os procedimentos são quase os mesmos utilizados no cálculo do VPL. Observe que não será necessário incluir a taxa de atratividade (Por quê?). Utilizando a função TIR, o resultado desejado será obtido.
Vejamos a fórmula de cálculo:

Para o cálculo da TIR você terá que “brincar” com os valores de TIR, ou seja, designe algum valor para o TIR da fórmula, caso encontre o valor positivo aumente o valor de TIR até encontrar algum valor negativo, após, realize interpolação.
O resultado do exemplo anterior é 27,3% a.a.. Por esse critério, o investimento será aceito caso a TIR seja maior do que a taxa mínima de atratividade. Dessa forma, quanto maior a TIR, maior a probabilidade de um investimento ser considerado viável. No nosso exemplo, como ela é igual a 15,0% a.a., esta máquina é um ótimo negócio!


Vamor ver no excel:

Para calcular o TIR proceda da seguinte forma:
• Digite, em seqüência (em coluna ou em linha), o conjunto dos fluxos de caixa.
• Informe, com o cursor na célula de destino, isto é, onde ficará o resultado, o conjunto das células que compõe as entradas do fluxo de caixa. 
• Digite =TIR ou insira a função no menu horizontal do excel. (=TIR(A1:A6))







 Exercícios                             Gabarito
 IMPRIMA A AULA

 TRABALHO 2

No response to “AULA 7- Análise de Investimento - VPL e TIR”

Leave a reply

 
© 2009 Engenharia. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesigns