sexta-feira, 27 de maio de 2011

AULA 9 - INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha após os impostos.
A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitas vezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto de renda na análise econômica de projetos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Entenda como a taxa Selic afeta a sua vida


O que é:
A Selic é a taxa básica usada como referência pela política monetária brasileira. É a média de juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic cai, as intituições financeiras são impulsionadas a emprestarem dinheiro ao consumidor para conseguirem um lucro maior. Quando ocorre o contrário, a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, que paga bem e oferece mais garantias. Assim, haverá menos dinheiro disponível e o crédito oferecido às pessoas físicas ficará mais caro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

AULA 8 - Depreciação


De modo geral depreciação é a perda do valor inicial de um bem por uso, desgaste ou obsolescência.
Outros Conceitos de Depreciação: 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AULA 7- Análise de Investimento - VPL e TIR


Vamos considerar um investimento em uma máquina no valor de $10.000,00 com vida útil de 5 anos, valor residual de $1.250,00 e cujos produtos gerarão receitas líquidas futuras anuais de $3.750,00. Nesse exemplo, teremos o seguinte diagrama de fluxo de caixa:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gabarito do Trabalho da Aula 4

Clique aqui e visualize o gabarito.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AULA 6.1- Análise de Investimento - Payback Simples e Descontado


Payback é a ferramenta de análise de investimentos que determina quanto tempo é necessário para que a empresa recupere o valor investido. Este método é muito usado por pequenas empresas, devido à facilidade de cálculo e ao fato de ser bastante intuitivo.
Quanto maior o payback, maior o tempo necessário para que o investimento se pague. Além disso, quanto maior o payback, maior o risco envolvido, pois o futuro é incerto. Dessa forma, por esse critério, a regra básica é: quanto menor melhor.
Em nosso exemplo, o projeto abate $3.750,00 do investimento no primeiro ano, restando $6.250,00 a ser pago. No segundo ano, outros $3.750,00 reduzem para $2.500,00 o saldo do investimento ainda a ser pago. Apenas no final do terceiro ano é que o investimento estará totalmente pago.
Uma forma simples, porém aproximada, de calcular o payback no caso de uma série uniforme é dividir o investimento total pela receita líquida anual ($10.000,00 ÷ $3.750,00 = 2,67). No exemplo, o investimento estará pago após 2,67 anos (ou 2 anos e 8 meses).

AULA 6- Análise de Investimento

Suponhamos que você esteja considerando a viabilidade de abrir um negócio ou mesmo ampliar um já existente. Ou, ainda, que você queira fazer as contas para saber se vale a pena substituir um equipamento antigo por um mais moderno. Nesses casos, o que está em jogo é um processo de análise de investimentos.
Desde já, observe que há um forte elemento subjetivo e de risco nessa avaliação. Afinal, quem sabe com certeza como se comportarão os mercados nos próximos anos, ou mesmo, qual será a vida útil dos equipamentos adquiridos?
Um empreendedor mais otimista, ou menos avesso ao risco, pode realizar um investimento que outro, mais pessimista ou avesso ao risco, não realizaria. Uma conjuntura econômica favorável pode tornar os empreendedores mais otimistas, resultando em um boom de investimentos.
 
© 2009 Engenharia. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesigns